quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Música / Ritmo / Movimento



Torna-se difícil definir essas NOMENCLATURAS em apenas algumas linhas, mesmo porque inúmeros livros podemos encontrar uma delas respeito e São várias as formas de defini-las. Como nosso objetivo não é o estudo aprofundado de cada uma delas, mas sim, suas ligações com uma dança e um embasamento para o professor de Educação Física se posicionar frente como CONCEITUAÇÕES que Necessita para suas aulas, faremos deste texto, um apanhado de escritos que nos esclareça seus determinantes e nos auxiliem para o ensino da dança na escola.


Música - A música é um fenômeno corporal de grande receptividade. Mesmo antes de nascer ainda no ventre da mãe a criança já entra em contato com o universo sonoro: vozes de pessoas, filhos Produzidos por objetos, sons da natureza, dos seres vivos, do acalanto de sua mãe e outros. É uma influência muito grande Exerce uma música que na criança. Podemos notar num bebê que ao mínimo som se movimenta, que a música estimula suas Funções sensoriais e afetivas. E é por esse motivo que a música DEVE fazer parte da nossa proposta educacional, sem levar em conta seu fator estimulante, pois é muito bom dançar com música, uma criança canta, dança e se movimenta, se realiza. A música sempre esteve ligada uma vida do homem. O homem primitivo já dançava, e para dançar, além dos instrumentos para eles que utilizavam Emitir som e formar enguias cantavam uma música. A música era vista em diferentes enfoques: ora arte, ora magia ou até mesmo ciência, mas sua Função mística desempenhava diferentes papéis em diversas culturas e épocas. No período Colonial e Império a música brasileira seguia os Padrões da música européia pela influência política da época. Com as transformações sociais e políticas No final do século XIX, a nossa música Começou a emergir ea ganhar um espaço de caráter nacionalista, um caráter brasileiro com ritmos de influência africana, européia e Ameríndia. Porém, o conceito de música varia muito de cultura para cultura pois cada povo tem suas tendências e maneira de se expressar. Mas independente da cultura que faça parte, a música Possui elementos básicos que faz se necessário conhecermos para poder estarmos melhor adequando as atividades ao ministrar nossas aulas de dança. Harmonia - Sucessão simultânea e combinada de sons, adequados um Um Ritmo ea uma melodia. A harmonia realça o sentimento que o compositor expressou ao compor a música. Ela define a melodia e aperfeiçoa o som. Melodia - Possibilita que reconheçamos a composição Executada. É representada pela figuras e símbolos musicais que determinam o andamento, a tonalidade ea intenção melódica do compositor. Ritmo - O ritmo faz parte de tudo que existe universo não, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas Funções orgânicas do homem, suas manifestações em corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento qualquer que seja ele. São combinações infinitas, possue diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com Inúmeras formas de repouso. Na música o ritmo é determinado pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações ritmicas que ocorrer também. Podemos estimular o ritmo na criança Através de batidas de bater palmas, assobios, Estalos de dedos, as coxas nas mãos, etc Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabe ao professor aperfeiçoar esse ritmo e Inúmeras adapta-lo Oportunidades em. Um aspecto que vale a pena frisar é de que alguns professores costumam Classificar uma criança e com dificuldade de acompanhar uma seqüência rítmica como sendo arrítmica, na verdade O que acontece muitas vezes é a não compreensão da frase melódica e não sintomas de arritmia O ritmo Possui Dois fatores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica. Intensidade - distinção de forte e fraco. Normalmente acentuamos a primeira ou uma última figura musical de um agrupamento rítmico. Duração - é quando uma intensidade forte ou fraco, soa por um tempo determinado. Figuras musicais com menor duração, ritmo acelerado; figuras musicais com maior duração Rítmo lento e com moderada duração. Métrica - É a ordem ea medida do ritmo, representada pelos compassos binários, ternários, quaternários e pelas figuras musicais que preenchem esses compassos.


O compasso binário é representado pelo número fracionário designado de símbolo musical 2 / 4 equivale um e dois tempos na frase melódica; o compasso ternário (3 / 4 - três tempos); o Compasso Quaternário (4 / 4 - 4 tempos) Movimento - Tudo o que vive tem movimento, ele é a mais pura expressão da Existência da vida. Os seres vivos necessitam do movimento para sobreviver. O movimento no homem determina uma ação corporal que é representada pela Corporeidade da expressão. Através dela, o homem se comunica, se alimenta, trabalha, enfim, vive. Podemos considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos espaço que, como também, uma característica de todo ser vivo, seja ele vegetal ou animal. Através do movimento podemos expressar o ritmo, dançar a melodia e se entregar na harmonia. Ele é a materialização do corpo na conduta humana eo feixe de onde saem as ações concretas do pensamento. É a partir do movimento que podemos perceber as primeiras realizações das crianças ea manifestação do desenvolvimento do sistema perceptivo-sensório-motor. A música tem uma influência muito grande nenhum movimento. E há quem diga que o movimento ea música caminham juntos. Um completa o outro. Dançar sem música não libera os estímulos espontâneos e ouvir uma música e não se movimentar é quase impossível, pois as ligações das raízes dos nervos auditivos estão largamente espalhadas pelo nosso corpo e são mais longas que QUAISQUER alguns outros nervos. Fatores básicos Possuímos nenhum movimento


O ritmo faz parte de tudo que existe universo não, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas Funções orgânicas do homem, suas manifestações em corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento qualquer que seja ele. São combinações infinitas, possue diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com Inúmeras formas de repouso. Na música o ritmo é determinado pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações ritmicas que ocorrer também. Podemos estimular o ritmo na criança Através de batidas de bater palmas, assobios, Estalos de dedos, as coxas nas mãos, etc Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabe ao professor aperfeiçoar esse ritmo e Inúmeras adapta-lo Oportunidades em. Um aspecto que vale a pena frisar é de que alguns professores costumam Classificar uma criança e com dificuldade de acompanhar uma seqüência rítmica como sendo arrítmica, na verdade O que acontece muitas vezes é a não compreensão da frase melódica e não sintomas de arritmia O ritmo Possui Dois fatores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica. Intensidade - distinção de forte e fraco. Normalmente acentuamos a primeira ou uma última figura musical de um agrupamento rítmico. Duração - é quando uma intensidade forte ou fraco, soa por um tempo determinado. Figuras musicais com menor duração, ritmo acelerado; figuras musicais com maior duração Rítmo lento e com moderada duração. Métrica --


Métrica - É a ordem ea medida do ritmo, representada pelos compassos binários, ternários, quaternários e pelas figuras musicais que preenchem esses compassos. O compasso binário é representado pelo número fracionário designado de símbolo musical 2 / 4 equivale um e dois tempos na frase melódica; o compasso ternário (3 / 4 - três tempos); o Compasso Quaternário (4 / 4 - 4 tempos) Movimento - Tudo o que vive tem movimento, ele é a mais pura expressão da Existência da vida. Os seres vivos necessitam do movimento para sobreviver. O movimento no homem determina uma ação corporal que é representada pela Corporeidade da expressão. Através dela, o homem se comunica, se alimenta, trabalha, enfim, vive. Podemos considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos espaço que, como também, uma característica de todo ser vivo, seja ele vegetal ou animal. Através do movimento podemos expressar o ritmo, melodia a dançar e se entregar na harmonia. Ele é a materialização do corpo na conduta humana eo feixe de onde saem as ações concretas do pensamento. É a partir do movimento podemos perceber que as primeiras realizações das crianças ea manifestação do desenvolvimento do sistema perceptivo-sensório-motor. A música tem uma influência muito grande movimento nenhum. E há quem diga que o movimento ea música caminham juntos. Um completa o outro. Dançar sem música não libera os estímulos espontâneos e ouvir uma música e não se movimentar é quase impossível, pois as ligações das raízes dos nervos auditivos estão largamente espalhadas pelo nosso corpo e são mais longas que QUAISQUER alguns outros nervos. Fatores básicos Possuímos movimento nenhum --


Tempo, espaço, fluência, peso. Tempo - numa seqüência de movimentos o tempo é RESULTANTE DA COMBINAÇÃO de unidades de tempo representada pelos símbolos musicais. Sendo que estes, Possibilitam uma formação de um compasso musical, podendo ser ele, lento, moderado ou rápido. No tempo, encontramos uma pausa, que é uma Interrupção do tempo num compasso musical. A pausa tem a mesma duração da Unidade de tempo equivalente. Está associada uma métrica, faz parte do compasso, ou pode preencher um compasso inteiro. A pausa corresponde a um momento de silêncio na música. No movimento um momento de estática. A duração da pausa está associada uma métrica, faz parte do compasso, ou, pode até preencher um compasso inteiro. Espaço - É o trajeto percorrido pelo movimento, onde se inicia seu percurso e onde termina. Dentro do espaço encontramos uma cinesfera - que é o espaço individual do corpo que se movimenta. Seu limite de alcance é determinado pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores podendo ser com ou sem deslocamento.Fluência - É uma Interrupção sem ligação entre um movimento e outro Peso - Pode ser forte ou pesado, ele é uma energia do movimento e analisa O Movimento em termos da quantidade da força utilizada para realizá-lo.

Prof ª Ms. Érica Verderi - FEFISO / ACM verderi@cy.com.br

Ciranda da Bailarina - Chico Buarque


Gostaria de Apresentar pra vocês, uma nova Mais e Mais Linda Bailarina da família. A minha sobrinha Kaylane.

DEUS Princesa Que continue sempre Guiando Passos seus lindos ...

Te amamos ...

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem Lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem Frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem

Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem

Não ninguém Livra
Todo mundo tem Remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem

Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo que termina assim uma missa
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem

O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem

Procurando bem
Todo mundo tem ...


Dançar melhora a ´Saúde, e combate ao estresse!



Entre na dança

Entregue-se ao prazer de acompanhar o ritmo da música.


Esse é o remédio que garante saúde física e mental, com um efeito colateral dos bons: diversão garantida.
por Thais Szegö design Giovanni Tinti fotos Omar Paixão

Tonificação muscular, combate às gorduras extras, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração, mais disciplina... A lista de benefícios que a dança proporciona parece não ter fim. E é em primeiríssimo lugar a preocupação com a saúde que leva muita gente a arriscar seus primeiros passos em diferentes coreografias.

Dançar conforme a música não faz bem apenas ao corpo. Piruetas, rodopios e afins são puro deleite. "Tudo isso motiva os praticantes a prosseguirem com as sessões na maior animação", acredita o fisiologista e médico do esporte Antonio Claudio Lima da Nóbrega, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Outro incentivo que fideliza os dançarinos é a possibilidade de conhecer gente e de espantar o estresse.

"Durante as aulas fica fácil deixar os problemas de lado", enfatiza o professor de dança de salão Willamy Natan, de São Paulo.

Quem se interessa pela dança mas acha que não leva o menor jeito para a coisa está enganado.

"Todo mundo consegue aprender", garante a professora de dança de salão Paula Domingues, de São Paulo. "Pena que poucos sabem do que o corpo é capaz." O ortopedista Ricardo Cury, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, só faz uma ressalva: "A turma que tem problema nas articulações do joelho deve consultar um especialista antes". Conheça a seguir algumas modalidades e escolha a que mais combina com seu jeito de ser — e, claro, com seu gosto musical.


Viram??? DANÇAR TAMBÉM É SAÚDE!!! Era bom que todos dançassem para o estresse ir embora de vez da Vida das Pessoas....

Filme- Ela Dança! Eu Danço!


Gostaría de mostrar a vocês, um filme lindo, uma história muito bonita....e é claro que diz sobre dança.
Em época de colégio, tivemos que nos basear na roupa da bailarina, para apresentar uma coreografia, com a nossa Cia de Dança - Colégio Progresso Centro, pena que não durou muito tempo, mesmo saindo do colégio, continuei por algum tempo, mais tive que desistir, comecei a trabalhar e não tinha mais tempo para ensaiar....Porém Lindas Lembranças, ficaram guardadas em meu coração.

Aqui está um pouquinho da História do Filme, colocarei também um vídeo, para quem assistiu, terá o prazer de assistir um pouqinho mais, e quem não assistiu, isso é só um empurrão, para você correr e assistir...Vale a pena...

Após depredar um colégio, Tyler Gage (Channing Tatum) é enviado para fazer serviços comunitários em uma escola de artes. Lá ele conhece Nora Clark (Jenna Dewan), uma bela aluna de dança moderna que precisa urgentemente de um novo parceiro. Tyler está acostumado com as danças de rua, mas reluta à idéia de ser o novo parceiro de Nora. Aos poucos ele aceita a idéia e passa a se envolver com Nora.


Na Dança eu Vivo



Sinto a Dança em Mim,


sinto cada compasso, pulsando em meu coração e danço como se fosse o último dia!!!



Entrego-me à dança... furacão!
Esqueço de mim, me dissolvo, me conectoe me transformo num raio de alegria,um canal aberto às energias da naturezade primitiva beleza...
Sou o Ar que em mim balança, flexível,vigoroso ou suave...sacode a poeira e limpa o espírito!
Sou a Água que em mim arrebenta suas ondas de emoções fortes, rebeldes...ou suaves, envolventes, embriagantes... lava a alma!
Sou o Fogo que queima, sou a Chama que ascende,o calor flamejante que aquece toda existência!Sou a Terra que segura firme a realidade,em que pisas segurança, onde brota amor...
Os padrões energéticos da Terra circulam pelo meu corpodando suporte ao meu propósito de Vida!





Na Dança Eu manifesto!