quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Música / Ritmo / Movimento



Torna-se difícil definir essas NOMENCLATURAS em apenas algumas linhas, mesmo porque inúmeros livros podemos encontrar uma delas respeito e São várias as formas de defini-las. Como nosso objetivo não é o estudo aprofundado de cada uma delas, mas sim, suas ligações com uma dança e um embasamento para o professor de Educação Física se posicionar frente como CONCEITUAÇÕES que Necessita para suas aulas, faremos deste texto, um apanhado de escritos que nos esclareça seus determinantes e nos auxiliem para o ensino da dança na escola.


Música - A música é um fenômeno corporal de grande receptividade. Mesmo antes de nascer ainda no ventre da mãe a criança já entra em contato com o universo sonoro: vozes de pessoas, filhos Produzidos por objetos, sons da natureza, dos seres vivos, do acalanto de sua mãe e outros. É uma influência muito grande Exerce uma música que na criança. Podemos notar num bebê que ao mínimo som se movimenta, que a música estimula suas Funções sensoriais e afetivas. E é por esse motivo que a música DEVE fazer parte da nossa proposta educacional, sem levar em conta seu fator estimulante, pois é muito bom dançar com música, uma criança canta, dança e se movimenta, se realiza. A música sempre esteve ligada uma vida do homem. O homem primitivo já dançava, e para dançar, além dos instrumentos para eles que utilizavam Emitir som e formar enguias cantavam uma música. A música era vista em diferentes enfoques: ora arte, ora magia ou até mesmo ciência, mas sua Função mística desempenhava diferentes papéis em diversas culturas e épocas. No período Colonial e Império a música brasileira seguia os Padrões da música européia pela influência política da época. Com as transformações sociais e políticas No final do século XIX, a nossa música Começou a emergir ea ganhar um espaço de caráter nacionalista, um caráter brasileiro com ritmos de influência africana, européia e Ameríndia. Porém, o conceito de música varia muito de cultura para cultura pois cada povo tem suas tendências e maneira de se expressar. Mas independente da cultura que faça parte, a música Possui elementos básicos que faz se necessário conhecermos para poder estarmos melhor adequando as atividades ao ministrar nossas aulas de dança. Harmonia - Sucessão simultânea e combinada de sons, adequados um Um Ritmo ea uma melodia. A harmonia realça o sentimento que o compositor expressou ao compor a música. Ela define a melodia e aperfeiçoa o som. Melodia - Possibilita que reconheçamos a composição Executada. É representada pela figuras e símbolos musicais que determinam o andamento, a tonalidade ea intenção melódica do compositor. Ritmo - O ritmo faz parte de tudo que existe universo não, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas Funções orgânicas do homem, suas manifestações em corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento qualquer que seja ele. São combinações infinitas, possue diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com Inúmeras formas de repouso. Na música o ritmo é determinado pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações ritmicas que ocorrer também. Podemos estimular o ritmo na criança Através de batidas de bater palmas, assobios, Estalos de dedos, as coxas nas mãos, etc Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabe ao professor aperfeiçoar esse ritmo e Inúmeras adapta-lo Oportunidades em. Um aspecto que vale a pena frisar é de que alguns professores costumam Classificar uma criança e com dificuldade de acompanhar uma seqüência rítmica como sendo arrítmica, na verdade O que acontece muitas vezes é a não compreensão da frase melódica e não sintomas de arritmia O ritmo Possui Dois fatores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica. Intensidade - distinção de forte e fraco. Normalmente acentuamos a primeira ou uma última figura musical de um agrupamento rítmico. Duração - é quando uma intensidade forte ou fraco, soa por um tempo determinado. Figuras musicais com menor duração, ritmo acelerado; figuras musicais com maior duração Rítmo lento e com moderada duração. Métrica - É a ordem ea medida do ritmo, representada pelos compassos binários, ternários, quaternários e pelas figuras musicais que preenchem esses compassos.


O compasso binário é representado pelo número fracionário designado de símbolo musical 2 / 4 equivale um e dois tempos na frase melódica; o compasso ternário (3 / 4 - três tempos); o Compasso Quaternário (4 / 4 - 4 tempos) Movimento - Tudo o que vive tem movimento, ele é a mais pura expressão da Existência da vida. Os seres vivos necessitam do movimento para sobreviver. O movimento no homem determina uma ação corporal que é representada pela Corporeidade da expressão. Através dela, o homem se comunica, se alimenta, trabalha, enfim, vive. Podemos considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos espaço que, como também, uma característica de todo ser vivo, seja ele vegetal ou animal. Através do movimento podemos expressar o ritmo, dançar a melodia e se entregar na harmonia. Ele é a materialização do corpo na conduta humana eo feixe de onde saem as ações concretas do pensamento. É a partir do movimento que podemos perceber as primeiras realizações das crianças ea manifestação do desenvolvimento do sistema perceptivo-sensório-motor. A música tem uma influência muito grande nenhum movimento. E há quem diga que o movimento ea música caminham juntos. Um completa o outro. Dançar sem música não libera os estímulos espontâneos e ouvir uma música e não se movimentar é quase impossível, pois as ligações das raízes dos nervos auditivos estão largamente espalhadas pelo nosso corpo e são mais longas que QUAISQUER alguns outros nervos. Fatores básicos Possuímos nenhum movimento


O ritmo faz parte de tudo que existe universo não, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas Funções orgânicas do homem, suas manifestações em corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento qualquer que seja ele. São combinações infinitas, possue diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com Inúmeras formas de repouso. Na música o ritmo é determinado pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações ritmicas que ocorrer também. Podemos estimular o ritmo na criança Através de batidas de bater palmas, assobios, Estalos de dedos, as coxas nas mãos, etc Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabe ao professor aperfeiçoar esse ritmo e Inúmeras adapta-lo Oportunidades em. Um aspecto que vale a pena frisar é de que alguns professores costumam Classificar uma criança e com dificuldade de acompanhar uma seqüência rítmica como sendo arrítmica, na verdade O que acontece muitas vezes é a não compreensão da frase melódica e não sintomas de arritmia O ritmo Possui Dois fatores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica. Intensidade - distinção de forte e fraco. Normalmente acentuamos a primeira ou uma última figura musical de um agrupamento rítmico. Duração - é quando uma intensidade forte ou fraco, soa por um tempo determinado. Figuras musicais com menor duração, ritmo acelerado; figuras musicais com maior duração Rítmo lento e com moderada duração. Métrica --


Métrica - É a ordem ea medida do ritmo, representada pelos compassos binários, ternários, quaternários e pelas figuras musicais que preenchem esses compassos. O compasso binário é representado pelo número fracionário designado de símbolo musical 2 / 4 equivale um e dois tempos na frase melódica; o compasso ternário (3 / 4 - três tempos); o Compasso Quaternário (4 / 4 - 4 tempos) Movimento - Tudo o que vive tem movimento, ele é a mais pura expressão da Existência da vida. Os seres vivos necessitam do movimento para sobreviver. O movimento no homem determina uma ação corporal que é representada pela Corporeidade da expressão. Através dela, o homem se comunica, se alimenta, trabalha, enfim, vive. Podemos considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos espaço que, como também, uma característica de todo ser vivo, seja ele vegetal ou animal. Através do movimento podemos expressar o ritmo, melodia a dançar e se entregar na harmonia. Ele é a materialização do corpo na conduta humana eo feixe de onde saem as ações concretas do pensamento. É a partir do movimento podemos perceber que as primeiras realizações das crianças ea manifestação do desenvolvimento do sistema perceptivo-sensório-motor. A música tem uma influência muito grande movimento nenhum. E há quem diga que o movimento ea música caminham juntos. Um completa o outro. Dançar sem música não libera os estímulos espontâneos e ouvir uma música e não se movimentar é quase impossível, pois as ligações das raízes dos nervos auditivos estão largamente espalhadas pelo nosso corpo e são mais longas que QUAISQUER alguns outros nervos. Fatores básicos Possuímos movimento nenhum --


Tempo, espaço, fluência, peso. Tempo - numa seqüência de movimentos o tempo é RESULTANTE DA COMBINAÇÃO de unidades de tempo representada pelos símbolos musicais. Sendo que estes, Possibilitam uma formação de um compasso musical, podendo ser ele, lento, moderado ou rápido. No tempo, encontramos uma pausa, que é uma Interrupção do tempo num compasso musical. A pausa tem a mesma duração da Unidade de tempo equivalente. Está associada uma métrica, faz parte do compasso, ou pode preencher um compasso inteiro. A pausa corresponde a um momento de silêncio na música. No movimento um momento de estática. A duração da pausa está associada uma métrica, faz parte do compasso, ou, pode até preencher um compasso inteiro. Espaço - É o trajeto percorrido pelo movimento, onde se inicia seu percurso e onde termina. Dentro do espaço encontramos uma cinesfera - que é o espaço individual do corpo que se movimenta. Seu limite de alcance é determinado pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores podendo ser com ou sem deslocamento.Fluência - É uma Interrupção sem ligação entre um movimento e outro Peso - Pode ser forte ou pesado, ele é uma energia do movimento e analisa O Movimento em termos da quantidade da força utilizada para realizá-lo.

Prof ª Ms. Érica Verderi - FEFISO / ACM verderi@cy.com.br

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